Celebração e Conexão: Uma Jornada Pessoal na Mobilização do Time
- Francisco Schubert
- 17 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Planilhas e metas muitas vezes ofuscam o lado humano. A mobilização do Cesup Contratações, time que tenho a honra de liderar, surgiu como um sopro de ar fresco para mim e, pelo que pude perceber, também para muitos dos nossos funcionários. Mais do que um evento de engajamento, foi um chamado à celebração da jornada das pessoas, um chamado para conexão e reconexão com nós mesmos. Cada colaborador teve uma oportunidade de fortalecer laços e construir um ambiente de trabalho mais genuíno e acolhedor.
E para contribuir ativamente com esse momento, trouxe um pouco da minha jornada pessoal para essa mobilização do Cesup Contratações, realizada ontem no Centro Histórico de São Paulo, que conto a seguir.

Qual é a razão de um evento de mobilização?
Nunca é demais lembrar que a rotina de trabalho pode nos engolir, nos fazendo esquecer que por trás de cada cargo existem pessoas com histórias, sonhos e desafios muito próprios. Não há escala de dor para comparação do sentimento humano, pois todos reagem ao ambiente e às adversidades e felicidades da vida do seu próprio jeito e de acordo com a sua própria história.
As iniciativas do BB de mobilização reconhecem esse cenário ao investir tempo para que a vulnerabilidade e a empatia possam florescer. Pesquisas como a da Gallup (2020) comprovam que equipes engajadas são mais produtivas, mas o engajamento genuíno só acontece quando existe conexão humana.
A nossa mobilização foi uma declaração de que o Cesup valoriza não só o profissional, mas o ser humano por trás dele, para que um engajamento seja uma consequência e não um objetivo em si mesmo.
Conexão Verdadeira
A mobilização teve, para mim, um significado ainda mais profundo neste ano. Convidei minhas irmãs, Aline Martins e Raquel Araújo, para participarem desse momento. Raquel (1) é educadora parental em disciplina positiva e trabalha para transformar relações familiares. Aline (2) é cientista e tem trabalho até na ISS. As duas trouxeram perspectivas enriquecedoras para o nosso evento.
Essa decisão, que a princípio pode parecer ousada, foi um ato de coragem e também uma forma de celebrar a importância da minha família na minha trajetória profissional e que sempre pensei que seria valioso compartilhar com os meus liderados. Compartilhar pessoas que te inspiram com os seus liderados é uma realização dupla.

Entendi, portanto, que para esse ano era preciso ir além dos muros do Banco em busca de informações novas e cheias de frescor. Fui em busca de pessoas! Era preciso conectar os meus colaboradores com realidades e desafios diferentes, diversos, mesmo que num primeiro momento pareçam não se relacionar com a nossa atividade, que nos pareçam distantes.
Para a nossa surpresa, ao trazer minhas irmãs, tivemos a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o trabalho de duas profissionais mulheres, fortes e atuantes em suas áreas, que entendem bem a necessidade e os benefícios da diversidade e da inclusão e têm como propósito claro impactar positivamente as pessoas e como consequência transformar o mundo.
Diversidade
Além da presença das minhas irmãs, convidamos a Maíra e foi um novo ponto alto para o evento. Vinda especialmente de Brasília para São Paulo, sua voz trouxe luz sobre a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Sua trajetória na engenharia do Banco (área corporativa) e seu papel no Projeto Aceleração Digital ressoaram em todos os presentes, reforçando a necessidade de ambientes mais justos e equitativos. Maíra atua pessoalmente na busca de um mundo e organização mais justos e equânimes, sendo uma inspiração para mim.
Durante a mobilização, tivemos, ainda, a oportunidade de divulgar o Vicor Conecta, o maior evento de mobilização da Vicor (nossa VP Corporativa). Também assistimos a um vídeo emocionante dos funcionários do BB que passaram pela recente tragédia climática no Rio Grande do Sul, que ressaltou a importância e o valor dos funcionários do Banco na reconstrução das pessoas, histórias e do estado por meio de relatos pessoais sinceros, impactantes e emocionantes. Esses momentos reforçaram a ideia de que todos somos peças fundamentais em um grande quebra-cabeça.
A Celebração das Pequenas Conquistas
A emoção foi o tempero especial da mobilização. Não foram apenas discursos formais, mas celebrações genuínas das pequenas conquistas diárias. O apoio da Disec e da BB Seguros na realização do evento proporcionou um dia agradável com um welcome coffee reforçado, criando um ambiente acolhedor e seguro. Essa atenção aos detalhes reforçou o senso de pertencimento e a importância de celebrar cada passo em direção a nossos objetivos. Mais importante, gerou conexões entre os presentes por meio da interação descontraída. Tenho certeza de que muitas soluções foram encontradas nesse momento.
Lições Aprendidas
A mobilização do Cesup Contratações reforçou que a celebração e a conexão são essenciais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Espero ter conseguido transmitir a relevância destes pontos para os meus colaboradores através da humildade e me colocando em uma situação mais vulnerável. Pois, como disse, juntar família e trabalho, ainda que por um dia, requer coragem.
O nosso papo de ontem foi um preparativo para 2025, um ano que já se mostra desafiador antes mesmo de começar. Seremos constantemente instados a manifestar nossas habilidades sociais e, para sobrevivermos, teremos que aprofundar nossas relações e também nossa comunicação. Veja que até para falar com uma máquina hoje temos que conversar muito — imagine para falarmos e escutarmos as pessoas ao nosso lado de uma forma verdadeira! Fica o convite de conversar comigo quando quiser!
Comments